Pró-Reitoria de Graduação
                                        Universidade Federal de Ouro Preto
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Procedimentos Relativos à Participação no Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica

 

ESTUDANTES DA UFOP PARA OUTRAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO

1. SOLICITAÇÃO DE MOBILIDADE ACADÊMICA

A solicitação de mobilidade acadêmica nacional é feita na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFOP), mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • Formulário Plano de Estudos, devidamente preenchido e assinado pelo interessado. Nesse formulário, serão indicados: a instituição de destino, o(s) semestre(s) letivo(s) da mobilidade acadêmica, os componentes curriculares a serem cursados e a justificativa para a solicitação.
  • Cópias oficiais dos programas das disciplinas a serem cursadas, carimbadas pelo setor responsável na instituição receptora. Em caso de disponibilização online dos programas, o estudante deve apresentar os link's (endereçamento eletrônico) para verificaçao do Colegiado de Curso/UFOP.
  • Cópias da carteira de identidade e do cpf do interessado.
  • Histórico escolar atualizado.
    • A PROGRAD/UFOP orienta ao estudante que apresente um plano de estudos bem amplo, de modo a facilitar o ajuste de matrícula e a evitar impedimentos à mobilidade acadêmica em vista do calendário semestral de oferta de disciplinas, da disponibilidade de horários e/ou da existência de pré-requisitos para inscrição nas disciplinas na instituição receptora.

2. ENCAMINHAMENTOS NA UFOP

A. A PROGRAD/UFOP reúne a documentação em um processo de mobilidade acadêmica, o qual é encaminhado ao colegiado de curso para análise e despacho quanto à autorização ou não do afastamento temporário do estudante. Nessa fase, o colegiado de curso também emite parecer quanto ao aproveitamento de estudos a serem realizados na instituição receptora.

B. Uma vez aprovado o afastamento temporário pelo colegiado de curso, a PROGRAD/UFOP encaminha cópia do processo à instituição receptora, apresentando o estudante para a mobilidade acadêmica. Cabe à instituição receptora o parecer quanto à aceitação ou não do estudante, conforme disponibilidade de vagas e critérios específicos de seleção de candidatos para a mobilidade estudantil.

B.1. A Instituição receptora encaminha à PROGRAD/UFOP a comunicação de "deferimento" (aceite) ou "indeferimento" do processo.

*  Em caso de parecer positivo, a PROGRAD/UFOP encaminha ao estudante as orientações e os prazos para sua matrícula na instituição receptora.

* Em caso de indeferimento, a PROGRAD/UFOP comunica o estudante sobre o arquivamento de seu processo de mobilidade acadêmica.

B.2. Se a mobilidade acadêmica for reprovada pelo colegiado de curso, a PROGRAD/UFOP comunica o estudante e arquiva o processo.

C. Após encaminhamento do comprovante de matrícula pela instituição receptora, o afastamento temporário do estudante é registrado no Sistema de Controle Acadêmico/UFOP. 

* Em caso de desistência da mobilidade acadêmica, o estudante deve comunicar a instituição receptora e a PROGRAD/UFOP em tempo hábil, para fins de arquivamento do processo.

D. Ao final do período de mobilidade, é registrado o retorno do estudante no Sistema de Controle Acadêmico/UFOP, habilitando-o a fazer o ajuste de matrícula para o semestre letivo subsequente, nos prazos previstos no calendário acadêmico.

E. O prazo para a mobilidade acadêmica é de até 2 (dois) semestres letivos. Excepcionalmente, esse prazo pode ser estendido por mais 1 (um) semestre letivo, mediante anuência da instituição de origem e aprovação pela instituição receptora.

E.1. A solicitação de prorrogação de mobilidade acadêmica deve ser encaminhada à PROGRAD/UFOP no semestre anterior ao semestre letivo pleiteado. Devem ser apresentados.

* Formulário Alteração do Plano de Estudos - devidamente preenchido e assinado, indicando as disciplinas a serem cursadas em continuidade na instituição receptora.

* Cópias oficiais dos programas das disciplinas a serem cursadas, carimbadas pelo setor responsável na instituição receptora. Em caso de disponibilização online dos programas, o estudante deve apresentar os link's (endereçamento eletrônico) para sua verificaçao pela PROGRAD/UFOP.

E.2. A PROGRAD/UFOP encaminha o processo de mobilidade acadêmica ao colegiado de curso para parecer quanto à prorrogação do afastamento.

E.2.1. Em caso de aprovação pelo colegiado, a PROGRAD/UFOP encaminha nova carta de apresentação à instituição receptora, comunicando o interesse do estudante pela prorrogação da mobilidade acadêmica. Seguem então, os mesmos procedimentos descritos nos itens anteriores, referentes à aprovação inicial do processo de mobilidade acadêmica e/ou de arquivamento do processo.

F. Ao término de cada semestre letivo, a instituição receptora encaminha à PROGRAD/UFOP o certificado de notas/resultados obtidos pelo estudante.

G. A Coordenadoria de Administração e Registro Acadêmico (CARA/PROGRAD/UFOP) insere o aproveitamento de estudos no histórico escolar do estudante.

G.1. Se o estudante cursar, com êxito, outras disciplinas não previamente autorizadas pelo colegiado de curso, poderá requerer o aproveitamento de estudos na PROGRAD/UFOP, mediante encaminhamento de:

* Requerimento de aproveitamento de estudos (utilizando o formulário de requerimentos, disponível nas seções de ensino e na PROGRAD/UFOP).

Cópias oficiais dos programas das disciplinas pleiteadas, carimbadas pelo setor responsável na instituição receptora. Em caso de disponibilização online dos programas, o estudante deverá apresentar os link's (endereçamento eletrônico) para sua verificaçao pela PROGRAD/UFOP.

** O aproveitamento de estudos será integralizado no histórico escolar do estudante, conforme parecer do colegiado de curso.

3. PRAZOS DE ENCAMINHAMENTO DE PROCESSOS DE MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL (UFOP>OUTRAS IFES)

  • Para mobilidade acadêmica no 2º semestre letivo – apresentar a solicitação à PROGRAD/UFOP até o dia 20 de abril do ano corrente.
  • Para mobilidade acadêmica no 1º semestre letivo do ano subsequente – apresentar a solicitação à PROGRAD até o dia 20 de setembro do ano corrente.

i. É de responsabilidade do estudante interessado a pesquisa sobre o prazo de recebimento de processos de mobilidade na IFES receptora.

 

ESTUDANTES DE OUTRAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO PARA A UFOP

1. SOLICITAÇÃO DE MOBILIDADE ACADÊMICA - a solicitação é realizada na instituição de origem do estudante, conforme orientações e prazos por ela estabelecidos.

2. ENCAMINHAMENTOS NA UFOP

A. O processo de mobilidade acadêmica é apresentado à PROGRAD/UFOP no semestre letivo anterior ao período em que o estudante pretende cursar na UFOP, contendo:

* Autorização formal da instituição de origem.

* Plano de estudos aprovado pelo colegiado do curso de origem, apresentando período da mobilidade acadêmica, códigos e nomes das disciplinas a serem cursadas na UFOP. (Consulte AQUI as ementas das disciplinas da UFOP).

* Cópias da carteira de identidade e do cpf do candidato.

* Histórico escolar atualizado.

** A PROGRAD orienta ao estudante candidato à mobilidade acadêmica na UFOP que apresente um plano de estudos bem amplo, de modo a facilitar o ajuste de matrícula e a evitar impedimentos à mobilidade acadêmica em vista do calendário semestral de oferta de disciplinas e da disponibilidade de horários.

B. A PROGRAD/UFOP encaminha à instituição de origem o comunicado de "deferimento" (aceite), solicitando a devida orientação ao estudante interessado sobre os procedimentos de matrícula na UFOP, ou de indeferimento da mobilidade acadêmica.

C. No período indicado pela PROGRAD/UFOP, o estudante deve se apresentar à Coordenadoria de Administração e Registro Acadêmico (CARA/PROGRAD/UFOP) , munido dos documentos pessoais, para os procedimentos de matrícula nos componentes curriculares autorizados em seu plano de estudos, respeitada a disponibilidade de vagas.

D. Ao final de cada semestre letivo, a PROGRAD encaminha à instituição de origem o certificado dos resultados/notas obtidos pelo estudante na UFOP

 
3. PRAZOS DE RECEBIMENTO DE PROCESSOS DE MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL (OUTRAS IFES>UFOP)
                

A Universidade Federal de Ouro Preto não prevê em seu calendário, um período específico para recebimento de solicitações de mobilidade acadêmica. A recomendação geral é de que os processos de mobilidade (OUTRAS IFES > UFOP) sejam encaminhados à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFOP) nos prazos previstos pelo Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica, a saber: até 31 de maio (para o 2º semestre letivo) e até 31 de outubro (para o 1º semestre do ano subsequente). 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica não se aplica aos pedidos de transferência de estudantes entre as Instituições Federais de Ensino Superior, que serão enquadrados em normas específicas.

Contatos:

Pró-Reitoria de Graduação

Universidade Federal de Ouro Preto

Centro de Convergência, S/N - Campus Morro do Cruzeiro - Ouro Preto MG CEP 35.400-000

Tel.: (31) 3559-1323/1325

E-mail: mobilidadeacademica@prograd.ufop.br 

 

 

 

 

 

 

 

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