UFOP disponibiliza histórico escolar com autenticação digital

Douglas Gomes

Uma iniciativa inédita na Universidade Federal de Ouro Preto permitirá que o aluno tenha acesso a seu histórico escolar com autenticação digital. O serviço será disponibilizado na área Minha UFOP, no link Histórico Escolar, a partir desta quarta-feira, 11 de dezembro. A ação é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

Com a novidade, o aluno e o ex-aluno que escolherem a opção com autenticação digital terão um documento contendo um código de oito caracteres que pode ser verificado no site www.ufop.br/autenticacao. Até então, era possível apenas emitir o documento que, para ser autenticado, necessitava de carimbo e assinatura da Seção de Ensino. Essa opção ainda pode ser feita, caso o solicitante prefira.

“A iniciativa visa facilitar a vida do aluno e do ex-aluno e otimizar tanto a utilização de recursos humanos na tarefa quanto a de papéis emitidos”, ressalta o pró-reitor adjunto de Graduação, professor Luciano Campos da Silva.

O diretor do NTI, Pedro Henrique Nascimento Castro, explica que a iniciativa trará mais segurança na autenticidade do documento, já que a conferência é realizada no próprio site da UFOP. Ele adiantou que o objetivo é fazer com que os demais documentos emitidos digitalmente pela Universidade também recebam o código de autenticação.

O aluno contará, ainda, com uma área denominada Documentos Digitais, no qual estarão listados todos os históricos escolares com autenticação digital emitidos. Por ano, o limite por usuário é de dez históricos digitalmente autenticados, e o código não possui data de validade.

“A novidade facilitará a vida dos alunos, que não precisarão mais se deslocar até a Seção de Ensino, economizando tempo”, destaca a estudante do primeiro período do curso de Nutrição Mariana Araújo.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a Seção de Ensino da sua unidade.