Alterações e Reformas Curriculares
Alterações curriculares são modificações que alteram a matriz curricular sem afetar fundamentos conceituais da proposta pedagógica.
Reformas curriculares são modificações que alteram fundamentalmente a proposta formativa.
Atenção: as ementas dos componentes curriculares consistem em uma breve apresentação do conteúdo a ser ministrado, de forma clara e concisa. A redação deve ser feita de forma contínua, utilizando frases nominais.
Prazos e Procedimentos
As solicitações devem ser apresentadas pelos presidentes dos colegiados de curso no formato de memorando encaminhado à Prograd. Ao memorando devem ser anexados a proposta de mudança do currículo justificada pelo Núcleo Docente Estruturante, aprovada pelo Colegiado do Curso e documentos de concordância dos departamentos envolvidos, caso haja.
A Prograd poderá solicitar novos documentos e informações relativas à solicitação sempre que achar pertinente. Caso os documentos ou informações não sejam enviados em tempo hábil, a alteração ou reforma curricular não poderá ser efetivada.
Após análise do caráter das solicitações, a Prograd informará aos colegiados solicitantes se a solicitação foi caracterizada como alteração ou reforma curricular e se será possível implementá-la no primeiro ou no segundo semestre letivo de 2018.
Regulamentação
Resolução CEPE Nº 4076 - Delega competência à Prograd para analisar e aprovar alterações curriculares de cursos de graduação.