Sala Aberta – Docência no Ensino Superior
Apresentação
O Programa Sala Aberta: Docência no Ensino Superior está comemorando uma década de conquistas no ano de 2023, marcando uma trajetória de diálogo e reflexão contínua sobre os desafios enfrentados na docência universitária. O Programa nasceu como uma proposta de criação de um espaço institucional que ampliasse o compartilhamento de conhecimentos entre os docentes.
Pensar a docência na universidade é pensar no tripé ensino, pesquisa e extensão, além da gestão. Articular essas responsabilidades é um desafio que precisa ser debatido ao longo da carreira do professor, pois o conhecimento é dinâmico e os desafios mudam a todo instante.
Ao atingir sua marca de 10 anos, o Programa Sala Aberta consolida um espaço institucional de troca de conhecimentos, de transformação e ressignificação da prática pedagógica contribuindo para o desenvolvimento profissional docente.
O Programa Sala Aberta surge, então, com o propósito de oferecer novos espaços de discussão e de busca de alternativas para o enfrentamento dos desafios da docência.
Acesse a reportagem especial em comemoração aos 10 anos do Sala Aberta.
Resolução CUNI 1745 - Regulamenta o Programa Sala Aberta: Docência no Ensino Superior
Objetivos
- Institucionalizar um espaço para a reflexão da prática pedagógica, em que os docentes sejam os protagonistas.
- Propiciar um olhar amplo sobre o próprio saber docente e sobre as práticas docentes na UFOP.
- Ampliar a compreensão sobre o planejamento didático como parte do processo de planejamento de ensino, considerando as exigências legais, a estruturação curricular do ensino de graduação na UFOP e as orientações técnicas para elaboração do plano de ensino.
- Favorecer as discussões sobre os papéis do professor e do estudante universitário nos processos de ensino/aprendizagem.
- Oportunizar a formação continuada dos docentes ingressantes na UFOP, por meio da reflexão e da teorização da prática diária no ensino superior.
- Incentivar a organização de grupos de estudos entre os professores.
- Implantar o que determinou o Conselho Universitário da UFOP (CUNI) nos termos da Resolução Nº 1.480, de 18 de abril de 2013 (Art. 13 – VIII)
"A avaliação do docente em estágio probatório será subsidiada, entre outros aspectos, pela participação no Programa de Recepção Docente desenvolvido pelo NAP e CGP que envolve ações de integração, acompanhamento pedagógico e capacitação."
Metodologia
A concepção metodológica do Programa Sala Aberta considera que o ponto de partida e de chegada de qualquer ação de capacitação pedagógica deve ter como centro o próprio docente envolvido. Assim, busca-se incentivar a reflexão pedagógica entre os docentes da UFOP, visando ao aprimoramento do trabalho desenvolvido em sala de aula e à melhoria da aprendizagem, pois:
- A docência pressupõe saberes específicos do campo pedagógico;
- A docência é um processo em permanente aperfeiçoamento;
- A reflexão sobre a prática pedagógica constitui um mecanismo efetivo para o seu permanente aperfeiçoamento;
- As trocas de experiências com os pares são oportunidades importantes para a reflexão constante sobre a prática educativa;
Todas as ações do Programa Sala Aberta estão voltadas para o debate e para o aprimoramento das experiências docentes em torno de seis eixos temáticos:
- Metodologia de Ensino;
- Avaliação;
- Relação Professor Aluno;
- Currículo;
- Diversidade e
- Estrutura e Normas Acadêmicas
Para a implementação dessa proposta, o Programa está organizado em cinco espaços de interação, a saber:
Sala Aberta Convida: Realização de palestras sobre temáticas relacionadas à prática docente. Espaço aberto a todos os professores interessados.
Sala Aberta Oficina Pedagógica: Realização de oficinas voltadas para trocas de experiências e apresentações de relatos de práticas docentes.
Sala Aberta Debate: Promoção de debates sobre temáticas relacionadas à formação pedagógica do professor universitário.
Sala Aberta Virtual: Espaço de interação virtual, por meio de acesso à plataforma Moodle, envolvendo os docentes em atividades diversas, tais como: fóruns de discussão, trocas de experiências, reflexões sobre dúvidas, estudos de caso e leituras dirigidas de bibliografia relativa à docência universitária.
Público Alvo
- Todos os professores da UFOP: com participação voluntária.
- Professores em estágio probatório: com participação obrigatória durante o período do estágio probatório, de modo a cumprir a seguinte carga-horária:
Participação em, pelo menos, 30 horas das atividades presenciais e virtuais oferecidas pelo programa Sala Aberta, sendo: 20 horas presenciais e 10 horas de atividades realizadas a distância, na Plataforma Moodle.
Sala Aberta Virtual
O Programa destina-se a todos os docentes da Universidade, especialmente aqueles em estágio probatório. Estes deverão participar de, pelo menos, 30 horas de atividades oferecidas pelo Programa. Desse total, até 10 horas de atividades poderão ser realizadas a distância, por meio da Sala Aberta Virtual na Plataforma Moodle, um ambiente virtual de aprendizagem.
Para integralização destas 10 horas é necessária a participação nas unidades que compõe a Sala Aberta Virtual e que discutem, dentre outras temáticas, a UFOP, a Docência no Ensino Superior, o Currículo, o Ensino, a Aprendizagem e a Avaliação. Para fins de esclarecimento, considera-se participação a interação nos fóruns, e demais atividades propostas.
Além das unidades, o espaço virtual de aprendizagem conta também com indicações de filmes e outros materiais que permeiam temas da educação.
Para participar do curso virtual é importante conhecer alguns recursos da plataforma Moodle, e para os docentes que vão fazer seu primeiro contato com esta ferramenta disponibilizaremos um tutorial de acesso. O Moodle pode, inclusive, ser uma ferramenta útil no trabalho docente.
Em cada ano será ofertada ao menos uma turma do Sala Aberta Virtual. O oferecimento é amplamente divulgado pelos meios de comunicação da UFOP e qualquer professor da instituição interessado pode se inscrever para participar.
Agenda de Encontros
EVENTOS 2024
EVENTOS 2023
EVENTOS 2022
EVENTOS 2021
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SALA ABERTA 2020
CHAMADA PARA PROPOSTAS DE ATIVIDADES ONLINE SALA ABERTA: Edital Prograd Nº25 de 28 de abril de 2020 - Dispõe sobre a seleção de propostas de palestras, oficinas e minicursos a serem desenvolvidas no âmbito do Programa Sala Aberta: Docência no Ensino Superior.
CLIQUE PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE PROPOSTAS
Docente em Estágio Probatório
Informações importantes para docentes
- Alteração extemporânea de notas e faltas de discentes: Resolução CEPE 5.224
- Avaliação e Aproveitamento Escolar: Capítulo X do Regimento Geral da UFOP e Tabela: Frequência [%] por número de faltas [horas/aula] versus carga horária da disciplina
- Credenciamento de professores: Estatuto da UFOP, Art. 10, Inciso XI e Resolução CEPE nº 2.305
- Deveres do Corpo Docente: Art. 84 do Regimento Geral da UFOP
- Tutorial para professores - Montagem de Disciplina na Plataforma Moodle
- Vista e Devolução de Trabalhos Escolares: Resolução CEPE Nº 2180.
- Criação de página pessoal de docente (professor.ufop.br)
CHEFES DE DEPARTAMENTO
- Competências do Chefe de Departamento: Art. 34 do Estatuto da UFOP
- Diretrizes gerais para elaboração de horário de aulas de disciplinas da graduação: Resolução CEPE nº 4.945
- Número mínimo de vagas a ser oferecido por disciplina: Resolução CEPE nº 1.494