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Elaboração de Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico de Curso

O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é um documento público que tem por finalidade apresentar os cursos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para a comunidade acadêmica. Deve ser elaborado de forma participativa e incluir representantes de todos os segmentos envolvidos com o curso, tendo como base o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

PORTARIA PROGRAD Nº 35, de 28 de agosto de 2017: aprova as orientações para os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), os Programas e os Planos de Ensino dos componentes curriculares dos cursos de graduação.

Orientações SISBIN para composição da bibliografia básica e complementar.

Resolução CEPE Nº 7489 – Constitui Comissão Especial para análise das propostas de alterações curriculares que demandam modificações estruturais.

Para conhecer as diretrizes de elaboração do PPC, veja

Orientações para elaboração de Projeto Pedagógico de Curso - PPC (DOCUMENTO REVISADO EM 18/02/2019)

Acesse os modelos:

Modelo Programa de Disciplina

Modelo Plano de Ensino

 

Referências importantes:

Plano de Desenvolvimento Institucional UFOP 2016-2025

Resolução CEPE 7488 aprova a política institucional de formação de professores da UFOP (PPL) para cursos de Licenciaturas. 

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 

Plano Nacional de Educação - PNE 2014/2024

Lei Nº 10.831 Instititui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação - presencial e a distância

Lei Nº 10.639/03, Torna obrigatoro o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

Lei Nº 11.645/08, Torna obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos

Decreto Nº 5.626/2005, Inclusão da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores.

Lei Nº 13.146/2015 Instititui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental

Lei Nº 9.795/1999  e Decreto Nº 4.281/2002 institui a Política Nacional de Educação Ambiental.

Caderno de Educação em Direitos Humanos

Portaria Nº 2117 de 06 de dezembro de 2019 regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade a distância nos cursos de graduação presencial, revoga a Portaria 1428/19. (NOVA)

Núcleo Docente Estruturante, nomatização do Conselho Nacional de Avaliação da Educação Superior -CONAES

Lei nº 13.425/2017, que estabelece diretrizes gerais e ações complementares sobre prevenção e combate de incêndio e desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público, para os cursos de Engenharia e Arquitetura

Carga Horária mínima dos cursos de Graduação

Diretrizes Curriculares - Cursos de Graduação Bacharelado e Licenciatura

Relatórios do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e de Avaliação dos Cursos de Graduação.

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 - Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014.

 Resolução CEPE 7.609 aprova e regulamenta as ações de Extensão Universitária da UFOP. 

Resolução CEPE Nº7852 - Aprova o  Regulamento da Curricularização da Extensão nos cursos de graduação da UFOP. (2019)

PORTARIA PROGRAD Nº 34/2019. Estabelece o regulamento para a implementação e gestão dos Módulos Interdisciplinares de Formação (MIF).

PARECER CNE/CES Nº01/2019 - Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia