skip to content

Tutoria

Da concepção da Tutoria A

 Tutoria consiste em atividades de apoio acadêmico-pedagógico com foco nos estudantes matriculados em disciplinas dos primeiros semestres dos cursos de graduação da Ufop, contribuindo para melhoria do desempenho acadêmico e para a redução das dificuldades de aprendizagem desses estudantes, em consonância com as metas do objetivo 10 do PDI (2016-25).

 

  1. Dos objetivos da Tutoria

 

  1. Geral
    1. Contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes matriculados em disciplinas dos semestres iniciais dos cursos de graduação da UFOP.
       
  2. Específicos
    1. Oferecer ao aluno ingressante, com eventuais defasagens de aprendizagem na formação básica, a possibilidade de nivelamento, em relação ao nível de exigência das disciplinas do início do curso.
    2. Proporcionar atividades contínuas de apoio acadêmico aos estudantes matriculados em disciplinas dos primeiros semestres dos cursos de graduação.
    3. Contribuir para elevar os índices de aprovação nas disciplinas dos primeiros semestres dos cursos de graduação.
    4. Colaborar para a redução dos índices de trancamentos das disciplinas e redução da evasão nos cursos de graduação.
    5. Cooperar com a redução das vagas ociosas nos cursos de graduação.
    6. Meta 1.1 Elevar o padrão de qualidade dos cursos de graduação para que, até o final da vigência deste PDI, todos alcancem Conceito Preliminar de Curso (CPC) igual ou maior a quatro.
    7.  Diminuir a evasão nos cursos de graduação, de modo que, até o final da vigência deste PDI, o número anual de alunos evadidos no conjunto dos cursos da UFOP seja inferior a 40% do número anual de ingressantes.
    8.   Elevar a taxa de sucesso na graduação a valores superiores a 70% até o final da vigência deste PDI.
    9. Diminuir a quantidade de vagas residuais nos cursos de graduação presenciais da universidade para menos de 7% do total de vagas até o final da vigência deste PDI.
    10. Meta 2.1 • Desenvolver, em até quatro anos, em todos os cursos de graduação, ações permanentes de recepção e acolhimento dos estudantes calouros.
    11. Desenvolver, em até quatro anos, em todos os cursos de graduação, ações permanentes de acompanhamento e de orientação dos estudantes em relação às suas vidas acadêmicas.

    _________________________________

    EDITAIS 2020
     

    Edital PROGRAD Nº 5, de 06 de fevereiro de 2020RESULTADO da seleção de projetos de Tutoria para o primeiro semestre letivo de 2020.

    Edital PROGRAD Nº83 de 10 de dezembro de 2019 - Prorrogação do prazo do Edital de Tutoria

    Edital PROGRAD Nº79 de 28 de novembro de 2019 - Dispõe sobre a seleção de projetos de Tutoria a serem desenvolvidas em 2020/1.