skip to content

Diploma de Graduação

Atendimento Prograd durante a suspensão das atividades presenciais devido à COVID-19

REQUERIMENTO PARA EMISSÃO DO DIPLOMA DE GRADUAÇÃO

O concluinte do curso de graduação deverá requerer a emissão do diploma de graduação no portal Minha Ufop, de acorco com a Portaria PROGRAD nº 43, de 04 de julho de 2019, seguindo os seguintes procedimentos:

I - O requerimento para emissão do diploma de graduação deverá ser instruído pelo solicitante com documento de identidade civil e prova de conclusão do ensino médio.

II - O discente deverá verificar os dados pessoais constantes no requerimento e confirmá-los. Quaisquer alterações nos dados cadastrais devem ser solicitadas à Seção de Ensino, pessoalmente ou por correio eletrônico, antes do protocolo do requerimento para emissão do diploma.

III - O diploma somente poderá ser requerido pelo discente apto a colar grau ou após o ato de colação de grau no respectivo curso.

 

RETIRADA DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO

O diploma de graduação estará disponível na Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) em até 120 (cento e vinte) dias contados a partir da expedição do diploma de graduação.

Para retirada do diploma (pessoalmente ou por procuração) é imprescindível a apresentação de:

  1. Comprovante de quitação eleitoral (pode ser obtido no website do Tribunal Superior Eleitoral).
     
  2. Certificado de dispensa de incorporação ou de reservista (para formandos do sexo masculino);
     
  3. Modelo da procuração (caso seja necessário nomear procurador).
    Atenção!
    • O documento original deve ser entregue na PROGRAD e é necessário anexar à procuração cópia do documento de identificação do titular do diploma (Decreto 13.726, de 08 de outubro de 2018). 
    • Não é necessário o reconhecimento de firma na procuração (Decreto 9.904/2017, de 17 de julho de 2017, que dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos). 
    • Servidor público federal regido pela Lei 8.112/1990 (Art. 117, XI) não pode atuar como procurador junto à UFOP.
       

A PROGRAD realizará consulta ao Sistema do Sisbin e da Diretoria de Orçamento e Finanças (DOF) para verificar a existência de débitos/pendências dos egressos. Em caso afirmativo, o egresso deverá regularizar seus débitos seguindo as normas do Sisbin para pagamento da multa (https://www.ufop.br/noticias/institucional/sisbin-estabelece-nova-forma-de-pagamento-de-multas-nas-bibliotecas) e/ou da DOF.

 Aos formandos dos Cursos de Farmácia e de Medicina (do sexo masculino) comunicamos que os mesmos, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da data da emissão do Diploma, deverão procurar a Junta de Serviço Militar para comunicar a conclusão do curso, para fins de regularização de sua situação militar, conforme Lei N.º 12336, de 26 de outubro de 2010 (http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificac...).

REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO

2ª VIA DE DIPLOMA