skip to content

Colação de Grau

 

DOS DIPLOMAS, DOS CERTIFICADOS E DOS TÍTULOS (Regimento Geral da UFOP, CAPÍTULO XIII)

Art. 69 O ato coletivo de colação de grau dos alunos que houverem concluído Cursos ministrados por esta Universidade será realizado, sempre que possível, em reunião solene da Assembléia Universitária, em dia, hora e local designados pelo Reitor (Calendário Acadêmico).
Parágrafo único. O concluinte de Curso que não puder comparecer à solenidade de colação de grau, por motivo justificado, poderá requerê-la individualmente ou por grupos, a realizar-se em dia e hora fixados pelo Reitor.

Normas gerais para a Colação de Grau Oficial e a Cerimônia Simbólica de Colação de Grau dos concluintes de curso de graduação da UFOP

Resolução CEPE Nº 7.063 que altera o disposto na Resolução CEPE nº 5.709, que aprovou normas gerais para as Cerimônias de Colação de Grau Oficial e Simbólica dos concluintes dos Cursos de Graduação da UFOP.

 

COLAÇÃO DE GRAU EM 2020/1 (PORTARIAS E COMUNICADOS)

PORTARIA PROGRAD Nº 30/2020, publicada no Boletim Administrativo nº 28/2020 - Estabelece, em caráter excepcional, procedimentos referentes à colação de grau no semestre letivo 2020/1 dos cursos de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto. 
 

COMUNICADO PROGRAD 04/2020 - COLAÇÃO DE GRAU CEAD 2020/1 

 

MODELOS DE PROCURAÇÃO
 

Atenção!

  • Servidor público federal regido pela Lei 8.112/1990 (Art. 117, XI) não pode atuar como procurador junto à UFOP. 
  • É obrigatório anexar à procuração cópia do documento de identificação do concluinte (Decreto 13.726, de 08 de outubro de 2018).
  • A procuração original deve ser entregue na PROGRAD nos prazos estabelecidos para as colações. 

 

 COLAÇÃO DE GRAU EXTRAORDINÁRIA

Os procedimentos e os prazos para solicitação da colação extraordinária, assim como as datas das solenidades extraordinárias no ano de 2020, estão regulamentadas conforme a Portaria PROGRAD nº 085/2019 (referente a 2020).

Reiteramos que o concluinte deverá protocolar requerimento no Portal Minha Ufop, após tornar-se apto a colar grau, ou seja, concluir todos os componentes curriculares obrigatórios do curso e as notas/faltas das disciplinas estiverem lançadas no histórico escolar no prazo determinado na Portaria PROGRAD nº01/2018. O requerimento deverá conter justificativas da necessidade de antecipação da colação de grau devidamente comprovadas. A PROGRAD considerará como condições essenciais para o deferimento da solicitação:

a) a necessidade imediata de conclusão do curso para fins de posse em emprego ou cargo público.

b) a necessidade imediata de conclusão do curso para fins de vinculação a emprego privado.

c) a necessidade imediata de conclusão do curso para fins de matrícula em curso de pós-graduação: especialização ou mestrado.

 

O requerimento será analisado e o resultado deverá ser acompanhado pelo Portal MINHA UFOP. O concluinte deverá comparecer em horário e local determinado pela Pró-reitoria de Graduação, em traje adequado para a cerimônia e portar documento de identificação com foto.