Localizado no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA), o curso foi criado no segundo semestre letivo de 2009. Visa à formação não somente de profissionais com habilitação plena em engenharia, mas capazes de aplicar conhecimentos de computação em diversas áreas, desde empresas de desenvolvimento de software e telecomunicações até projetos de automação de processos em variados tipos de indústria.
O curso oferece 60 vagas por ano, e tem duração de 10 semestres, com o cumprimento de disciplinas obrigatórias, eletivas, estágios, monografia e atividades acadêmicas, científicas e culturais.
A grade curricular se subdivide em três tipos de formação: Básica, Tecnológica e Específica. A formação básica engloba disciplinas da área de matemática, física e algumas disciplinas elementares de programação de computadores. Este conjunto de matérias é fundamental para o curso, já que as outras grandes áreas dependem destas disciplinas. O conjunto de disciplinas de formação tecnológica envolve as principais vertentes da área de computação, como bancos de dados, arquitetura de computadores, inteligência artificial, entre outras. A formação específica permite ao aluno escolher entre duas áreas de especialização: Redes de Computadores e Telecomunicações, e Engenharia de Software.