Histórico PET Cidades Resilientes e Equitativas
O grupo PET cidades resilientes e equitativas foi estabelecido em dezembro de 2024 para abordar essas questões urgentes de Ouro Preto-MG e região. Uma área marcada pela sua rica história e patrimônio cultural, carrega um legado complexo de desigualdade racial e injustiça ambiental. Integrando conhecimentos de engenharia urbana, arquitetura e urbanismo e administração pública, o PET visa contribuir para um ambiente urbano mais justo e sustentável, especialmente em comunidades marginalizadas. O foco do projeto está enraizado na história única da região de mineração e escravidão, que deixou impactos duradouros em sua paisagem social e ambiental.
Os principais objetivos do projeto incluem fomentar a colaboração interdisciplinar entre estudantes e professores e toda comunidade, desenvolver projetos de ensino, pesquisa e extensão sobre a interseção entre raça, classe e justiça ambiental e desenvolver materiais educacionais para promover a conscientização sobre esses temas. Atividades específicas incluem pesquisa comunitária, mapeamento de riscos ambientais e desenvolvimento de recomendações políticas.
O PET cidades resilientes e equitativas está focado em ter um impacto significativo na comunidade, fomentar um ambiente urbano mais justo e equitativo. Tem-se a expectativa que o projeto contribuirá para a melhoria da saúde pública, desenvolvimento econômico e coesão social. Olhando para o futuro, o projeto busca expandir seu alcance para outras comunidades que enfrentam desafios semelhantes e estabelecer uma rede de pesquisadores e profissionais dedicados a promover a justiça ambiental. Por meio de projetos e ações contínuas, educação e engajamento comunitário, o projeto trabalhará para criar um futuro mais sustentável e equitativo para todos.