skip to content

Manual da(o) Aluna(o)

Regulamentação

Carga Horária Mínima

 

Informações sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação (Bacharelados e Licenciaturas), no Portal do MEC.

 

Estatuto e Regimento Geral da UFOP

 

Acesse aqui.

 

Resoluções CEPE

 

Sistema de Consulta a Resoluções CEPE e CUNI, da Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC)

 

Graduação

Abono de faltas e apuração de frequência

 

Resolução CEPE Nº 1.423 (Art. 3º, § 2)

 

Afastamento Especial

 

Suspensão da matrícula e das obrigações acadêmicas, que pode ser requerida apenas uma vez pelo aluno, em face de situações especiais, devidamente comprovadas, ao Colegiado de Curso, por um prazo de até 4 (quatro) anos. Resolução CEPE Nº 1.744 (art. 18º)

 

Ajuste de Matrícula

 

É a etapa da renovação de matrículas na qual o próprio aluno faz solicitações de inclusão e/ou exclusão de disciplinas. Os períodos de ajuste de matrícula são divulgados no Calendário Acadêmico, a cada semestre letivo.

 

Aproveitamento de Estudos

 

Aproveitamento requerido pelo aluno ao Colegiado de Curso, em razão de ter cursado determinada disciplina, com aprovação, em outro curso ou em outra Instituição de Ensino Superior regularmente credenciada junto ao Ministério da Educação (MEC). Para o aproveitamento deve haver compatibilidade de carga horária e conteúdo programático. Resolução CEPE 7325.

 

Para requerer, o interessado deve entrar com requerimento na Seção de Ensino a qual seu curso está vinculado, apresentando os seguintes documentos:

  • Histórico Escolar, emitido pela instituição de Ensino Superior, constando as disciplinas cursadas com aprovação;
     
  • Programa Analítico das Disciplinas cursadas com aprovação (constando carga horária e conteúdo programático, bibliografia)

Regulamentação do MEC sobre aproveitamento de estudos.

 

Atividade Acadêmico Científico-Cultural

 

Atividade extraclasse que o aluno deve cursar para integralizar a carga horária de seu curso. Essas atividades são definidas no projeto pedagógico de cada curso e regulamentadas pelos respectivos Colegiados. Podem ser constituídas, dentre outras, de atividades de monitoria, pró-ativa, pesquisa, extensão, visitas técnicas, participação em eventos acadêmicos, estágios extracurriculares.

 

Mais informações: Resoluções de cada Colegiado de Curso.

 

Atualização de Cadastro

 

Para atualizar os dados pessoais como endereços (acadêmico e familiar), e-mail, telefones, e dados bancários, o próprio aluno deve acessar o portal Minha UFOP, e selecionar a aplicação ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO. 

Caso encontre erro ou necessite atualizar dados referentes a documentos, nome, nome dos pais, escola de ensino médio, ou outros, deverá procurar a Seção de Ensino do seu curso.

O e-mail é o princípal meio de comunicação direta entre a UFOP e os alunos.

 

Mantenha-o sempre atualizado!

É proibido ao aluno recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado; (art. 4º, inciso XI, Resolução CUNI nº 2.060, “Código de Convivência Discente da Universidade Federal de Ouro Preto”.

 

Auxílio a Participação em Eventos

 

Programa de ajuda a estudantes de graduação para participação em eventos acadêmico-científicos, regulamentado pelo Comitê de Atividades Acadêmicas da Pró-Reitoria de Graduação-PROGRAD. (Resolução CEPE 2.855 e Portaria PROGRAD 006/2006).

Mais informações na página do Programa de Auxílio à Participação em Eventos

Conheça também o Programa de Apoio para Organização de Eventos Acadêmico

 

Avaliação e Aproveitamento Escolar (Sistema de Avaliação)

 

Avaliação feita por trabalhos escolares cuja natureza cabe aos departamentos ou professor definir, podendo constar de provas escritas e orais, relatórios, trabalhos, projetos, seminários, pesquisas etc. Tal definição deve ser apresentada ao aluno no início do período letivo, fazendo parte do Plano de Ensino. A avaliação é feita por disciplina e abrange os aspectos de assiduidade e eficiência.

  • Escala: 0,0 a 10,0 (zero a dez)
  • Frequência mínima: 75% (setenta e cinco por cento)
  • Média mínima: 6,0 (seis)
  • Se a média for inferior a seis, atendida a exigência de frequência mínima, será concedido um Exame Especial ao aluno. (Resolução CEPE 2.880)

 

Referência: Regimento Geral da UFOP (Capítulo X)

 

Calendário Acadêmico

 

É o calandário com a indicação das datas e prazos dos principais eventos da Universidade.

Fique atento a todas as datas importantes.

O calendário acadêmico pode ser acessado aqui

 

Cancelamento de Matrícula

 

O Cancelamento de Matrícula Institucional é o encerramento do vínculo do aluno com a UFOP.

Clique aqui para acessar o procedimento para solicitar o cancelamento de matrícula.

Atenção: Caso tenha alguma pendência (multas por atraso, livros sem devolução) com o Sistema de Bibliotecas e Informação (Sisbin) ou de prestação de contas de bolsas/auxílios/bens patrimoniais da Universidade, deverá providenciar a regularização nos setores correspondentes, antes de requerer o cancelamento.

 

Carga Horária Semestral (CHS)

 

A carga horária semestral de cada disciplina é definida pelo número de horas-aula semanais da disciplina multiplicada por dezoito semanas (duração de um semestre letivo).

A duração de uma hora-aula corresponde a cinquenta minutos.

A carga horária semestral dos outros componentes curriculares que não demandam atividades letivas (estágios, monografias, etc) é computada em horas.

Carga horária passou a ser a unidade de referência em substituição ao número de créditos. 

Referência: Resolução CEPE Nº 3.454Resolução CEPE nº 3850

 

Carteira Estudantil

 

É o documento que identifica alunos matriculados em estabelecimentos credenciados pelo MEC. É necessária para acesso a empréstimo de livros nas Bibliotecas e aos Restaurantes Universitários. 

O setor responsável pela confecção da carteira de estudante pertence ao Sistema de Biblioteca e Informação (Sisbin). 

Local: Campus Morro do Cruzeiro, no prédio do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) - Térreo

Telefone: (031) 3559-1911

Obs. 1. Não é necessário levar foto 3x4, a foto é tirada na hora.

Obs. 2. Solicitação de carteira de estudante on-line para campus Mariana (ICHS e ICSA) e campus João Monlevade (ICEA)

 

Código de Convivência Discente

 

Código de Convivência Discente da Universidade Federal de Ouro Preto

Resolução CUNI nº 2.060 (Anexo)

 

Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE)

 

Número que indica o coeficiente de rendimento do aluno feito pela seguinte fórmula:

CRE=∑(Ni×CHi)/CH

Onde:

CRE = Coeficiente de Rendimento Escolar;
Ni = nota na disciplina i;
CHi = carga horária da disciplina i;
CH = carga horária total.

Somatório dos produtos obtidos entre nota e carga horária das disciplinas cursadas no semestre, e dividido pela carga horária total das disciplinas cursadas no semestre.

Referência: Resolução CEPE Nº 7.322 (Art. 4º).

 

Colação de Grau

 

A solenidade de outorga de grau, denominada Colação de Grau, é o ato oficial, público e obrigatório, por meio do qual o aluno, concluinte do curso de graduação, recebe o grau ao qual tem direito por concluir o curso superior. Em nenhuma hipótese, a outorga de grau é dispensada e, por oficializar a conclusão do curso, é PRÉ-REQUISITO para emissão e registro do Diploma.

Normas Gerais para a Colação de Grau Oficial e a Cerimônia Simbólica de Colação de Grau: Resolução CEPE nº 5709, alterada pela Resolução CEPE nº 7.063.

Requerimento de Colação de Grau: Aluno que irá concluir o curso deverá efetuar requerimento acessando o portal minhaUFOP, opção: PROTOCOLIZAÇÃO DE REQUERIMENTO, dentro do prazo fixado pelo calendário acadêmico.

Mais informações: página do Setor de Colação de Grau

 

Desligamento da Universidade

 

São condições para o desligamento nesta Universidade:

I - não cumprimento do prazo máximo para integralização curricular:

II - não renovação da matrícula em época prevista pelo Calendário Acadêmico:

III - baixo rendimento, quando o discente possuir desempenho no coeficiente de rendimento escolar inferior a três, por dois semestres consecutivos ou por quatro semestres não consecutivos;

IV - reprovação em todas as disciplinas em que o discente foi matriculado, por dois semestres consecutivos.

 

Resolução CEPE nº 7.322 (art. 1º)

 

Disciplina Isolada

 

A solicitação de matrícula em disciplina(s) isolada(s) poderá ser feita por qualquer pessoa, para a complementação de estudos ou para a atualização de conhecimentos, devendo ser atendidas, concomitantemente, as seguintes condições.

-         O candidato deve ter concluído o ensino superior ou o ensino médio até a data da inscrição prevista no edital de abertura de vagas para matrícula isolada.

-         O candidato não pode ser aluno de curso de graduação da UFOP. Este impedimento é válido para os cursos presenciais e para os cursos oferecidos na modalidade a distância.

Acesse AQUI a página da PROGRAD, onde são publicados, semestralmente, os editais de abertura de vagas para matrícula(s) isolada(s).

 

Enade - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

 

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.
 

Mais informações: Enade no INEP e Enade na UFOP.

 

Estágio

 

Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008 é a legislação vigente que regulamenta a atividade de estágio, e o define como ato educativo escolar supervisionado a ser desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo. Estabelece, ainda, três finalidades: Aprendizado de competências próprias da atividade profissional, contextualização curricular e o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

Mais informações: Coordenadoria de Estágio (CEST)

 

Exame Especial

 

É assegurado a todo aluno regularmente matriculado com frequência mínima de setenta e cinco por cento e média inferior a seis, em cada disciplina, o direito de ser avaliado por Exame Especial.

O Exame Especial é de caráter substitutivo e poderá compreender dois tipos de Exame:

a) Exame Especial Total (EET), que consiste em uma única avaliação abrangendo a totalidade do conteúdo programático da disciplina.

b) Exame Especial Parcial (EEP), que consiste em uma ou mais avaliações abrangendo o conteúdo programático de cada uma das avaliações previstas no Plano de Ensino da disciplina.

Mais informações... Resolução CEPE Nº 2.880.

 

Exame de Nivelamento em Língua Estrangeira

 

Dispensa de disciplina de Língua Estrangeira concedida a aluno que apresenta conhecimento satisfatório, que consiste em prova que abrange o conteúdo programático da referida disciplina. Observar data no calendário acadêmico.

Referência: Resolução CEPE nº 4672

 

Extraordinário Aproveitamento

 

Aproveitamento especial em disciplina, concedida ao aluno que tiver cursado pelo menos 2 (dois) semestres letivos na UFOP e apresente coeficiente de rendimento geral superior ou igual a 7,0 (sete) e dentro da faixa de 12% dos melhores coeficientes do curso do requerente.

Esse aproveitamento deve ser solicitado ao Colegiado do Curso, mediante avaliação especial por banca examinadora, obedecendo períodos fixado pelo calendário acadêmico.

Mais informações... Resolução CEPE Nº 1986.

 

Interposição de recurso

 

Requerimento contra decisão de indeferimento de solicitação a departamento, colegiado e outros.

Vide Resolução CEPE nº 435 (Regimento Geral da UFOP), TÍTULO VI.

 

Licença Maternidade e Paternidade dos Estudantes da Graduação

 

 

A Resolução CEPE N° 7.827 regulamenta as licenças maternidade e paternidade dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Ouro Preto.

 

Limite de carga horária para matrícula

 

Número máximo de carga horária semestral em que o aluno pode matricular-se, de acordo com o projeto pedagógico do curso. 

 

Matriz Curricular

 

Acesse aqui  as matrizes curriculares dos cursos de Graduação da UFOP.

Atenção: as matrizes curriculares podem ser alteradas conforme proposição dos Colegiados de Curso, e aprovação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Recomenda-se acompanhar possíveis alterações na matriz curricular, a cada semestre letivo. 

 

Matrícula Semestral

 

A Pró-Reitoria de Graduação efetua a matrícula automática dos alunos regulares e divulga cronograma de ajuste de matrícula em www.ufop.br.

A Renovação da matrícula ocorre a cada semestre letivo em datas previstas no calendário acadêmico.

Mantenha seus dados cadastrais atualizados, pelo Portal minhaUFOP, para receber as informações e comunicados sobre renovação de matrícula.

 

Mobilidade Acadêmica

 

MOBILIDADE ACADÊMICA - NACIONAL (Programa ANDIFES)

Convênio entre Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), que permite ao aluno realizar parte de seu curso em outra IFES.

Mais informações... Página da Mobilidade

 

MOBILIDADE ACADÊMICA - INTERNACIONAL

Convênio entre a UFOP e instituições de outros países que permite ao aluno realizar parte de seu curso em outra instituição fora do país.

Mais informações... Página da Mobilidade

 

Minha UFOP

 

O Portal minhaUFOP foi desenvolvido, pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) como um instrumento de interação entre  alunos, professores e técnicos administrativos e a UFOP, através da Internet.

No Portal minhaUFOP está disponível, de forma ágil e segura, um conjunto de informações e possibilidades de interação com a UFOP.

Faça o download do Navegador Mozilla Firefox para melhor funcionamento do site minhaUFOP.

 

Em caso de dúvidas ou dificuldade de acesso, entre em contato com a Seção de Ensino do seu curso.

 

Período Letivo Especial (PLE)

 

Período Letivo Especial (PLE) é todo aquele compreendido nos interstícios entre os períodos letivos regulares.

A(s) disciplina(s) e o número de vagas a serem oferecidos serão sugeridos pela Pró-Reitoria de Graduação ou propostos pelo(s) departamento(s) acadêmico(s) responsável(is) pela(s) disciplina(s) ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Mais informações: Resolução CEPE 1.740.

 

Portador de Diploma de Graduação (PDG)

 

As vagas do Portador de Diploma de Graduação (PDG) são destinadas aos estudantes graduados que desejam iniciar um novo curso presencial de graduação, na UFOP.

Regulamentação:

Regimento Geral da UFOP

Resolução CUNI Nº 1.686, de 11 de dezembro de 2014

Resolução CEPE Nº 6.270, de 15/04/2015

Editais e informações sobre o processo seletivo são publicados na página da PROGRAD

 

 

Prazo Máximo para Integralização de curso

 

O prazo máximo para integralização curricular será igual a uma vez e meia o tempo estabelecido na matriz curricular do curso, arredondando para o inteiro imediatamente superior, no caso do resultado obtido ser não inteiro.

 

Exemplos:

Duração do curso Prazo Máximo para conclusão
8 semestres 12 semestres
9 semestres 14 semestres
10 semestres 15 semestres
12 semestres 18 semestres

 

Mais informações... Resolução CEPE 7.322 (art. 3º)

 

 

Pré-requisito

 

Condição que o aluno deve satisfazer para poder matricular-se em determinada disciplina. Pode ser a aprovação em uma ou mais disciplinas, todas as disciplinas de um período (pré-requisito por bloco) ou um número mínimo de carga horária cursada.

 

 

Presença em sala de aulas

 

É proibido a presença de estudantes em sala de aula sem registro de matrícula na disciplina correspondente. Resolução CEPE 692

 

 

Prioridade na Renovação de Matrículas

 

A ordem de prioridade de ocupação das vagas em disciplinas/turmas no processo semestral de renovação de matrículas está regulamentada pela Resolução CEPE Nº 4.118.

 

 

Programas de Bolsas

 

Existem na UFOP vários programas de bolsas:

 

ALIMENTAÇÃO: Redução ou isenção do preço das refeições fornecidas nos Restaurantes Universitários. Em épocas previamente divulgadas, podem ser preenchidos os formulários de avaliação juntamente com os documentos que comprovem a situação socioeconômica do aluno, são encaminhados a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRACE), para análise.

Mais informações...  Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRACE)

 

EXTENSÃO: Programa coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEx), destinado ao aluno envolvido em atividades de extensão que visam promover uma aproximação mais imediata entre a Universidade e a sociedade.

Mais informações...  Pró-Reitoria de Extensão (PROEx)

 

MONITORIA: Consiste em atividades de caráter pedagógico desenvolvido pelo monitor com estudantes de uma determinada disciplina, visando a esclarecimentos quanto ao conteúdo da disciplina e à superação de dificuldades de aprendizado. A coordenação do programa é feita pela Pró-Reitoria de Graduação.

Mais informações...  Programa de Monitoria

 

PESQUISA/INICIAÇÃO CIENTÍFICA: Visa proporcionar ao aluno dos cursos de graduação incentivo à pesquisa, colocando-o sob a orientação de professores. O programa é coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP). 

Mais informações... Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP).

 

PRO-ATIVA: O objetivo principal é contribuir para a melhoria do ensino de graduação, intensificando a cooperação acadêmica entre o corpo discente e o docente por meio de novas práticas e experiências pedagógicas e profissionais, que atendam a interesses individuais e sociais.

Mais informações...  Programa Pró-Ativa

 

 

Proibição de trotes

RESOLUÇÃO CUNI Nº 1870

Dispõe sobre a proibição de trotes no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto e dá outras providências - clique e leia.

E SE EU CONSENTIR?

O consentimento do(a) discente para a prática de qualquer ato proibido pela Resolução CUNI nº1870 não exime de sanções os participantes do trote.

ONDE DENUNCIAR?

As denúncias de transgressões disciplinares poderão ser encaminhadas à Ouvidoria da UFOP ou órgão competente.

Portal da Ouvidoria do Núcleo de Direitos Humanos da UFOP (NDH/UFOP) ou no Facebook.

Canal específico de comunicação com o Ministério Público (canalpj4op@mp.mg.gov.br).

 

 

Programa de Disciplina

 

Conteúdo a ser estudado em uma disciplina.

Podem ser obtidos nos Colegiados de Curso ou na recepção da Pró-Reitoria de Graduação.

 

Regime de Exercícios Domiciliares para Concessão de Frequência

 

Substituição da frequência do aluno às atividades escolares por exercícios domiciliares a serem aplicados durante o período de afastamento, sob a orientação dos professores. Essa substituição ocorre em caso de doença, com atestado superior a 21 dias de afastamento; em caso de gravidez, a partir do 8º (oitavo) mês.

O aluno deve protocolar requerimento do regime especial em até, no máximo, de três dias úteis após o início do período determinado pelo documento médico (laudo, atestado, relatório, parecer, etc).

Mais informações... Resolução CEPE 3.070

 

Reingresso

 

O REINGRESSO possibilita ao estudante que tenha sido desligado de curso presencial de graduação da UFOP o retorno ao curso de origem.

Regulamentação:

Regimento Geral da UFOP

Resolução CUNI Nº 1.686, de 11 de dezembro de 2014

Resolução CEPE Nº 6.270, de 15/04/2015

 Editais e informações sobre o processo seletivo são publicados na página da PROGRAD

 

Reopção de Curso

 

A REOPÇÃO DE CURSO permite que o estudante regularmente matriculado em curso presencial de graduação da UFOP seja transferido, internamente, para outro curso presencial de graduação pertencente ao mesmo agrupamento de áreas de conhecimento.

Regulamentação:

Regimento Geral da UFOP

Resolução CUNI Nº 1.686, de 11 de dezembro de 2014

Resolução CEPE Nº 6.270, de 15/04/2015

Editais e informações sobre o processo seletivo são publicados na página da PROGRAD

 

Reopção de Habilitação

 

A REOPÇÃO DE HABILITAÇÃO permite que o estudante regularmente matriculado em curso presencial de graduação da UFOP seja transferido para outra habilitação do mesmo curso.

Regulamentação:

Regimento Geral da UFOP

Resolução COACE Nº 3/2010

Resolução COACE Nº 2/2013

Resolução CUNI Nº 1.686, de 11 de dezembro de 2014

Resolução CEPE Nº 6.270, de 15/04/2015

Editais e informações sobre o processo seletivo são publicados na página da PROGRAD

 

Requerimentos de Matrícula

 

São solicitações de excepcionalidades para matrícula em disciplinas.

Requerimentos de matrícula aos Departamentos:

- Abertura de turma

- Abertura de vaga em disciplina

Requerimentos de matrícula aos Colegiados de Curso:

- Quebra de pré-requisito

- Quebra de período consecutivo

- Matrícula com excesso de horas

- Matrícula com excesso de horas em disciplina facultativa

ATENÇÃO: Não é permitido trancamento parcial quando a matrícula na correspondente for feita por requerimento.
Estes requerimentos são feitos pelo Portal minhaUFOP, opção: PROTOCOLIZAÇÃO DE REQUERIMENTO, dentro do prazo fixado pelo calendário acadêmico.

 

Revalidação de Diploma Estrangeiro

Segunda Chamada de Provas

 

Consiste na aplicação em 2ª chamada de avaliações previstas no plano de ensino das disciplinas, exceto Exames Especiais. Aplicável apenas nos casos de falecimento na família do aluno.

O protocolo do requerimento deve ser feito em até 7 (sete) dias do ocorrido.

Mais informações... Resolução CEPE 2871.

 

Tipos de Disciplina

 

Disciplinas obrigatórias (O): são todas as disciplinas que o aluno deve cursar obrigatoriamente. 

Disciplinas eletivas (E): são aquelas que fazem parte do elenco da matriz curricular do curso e o aluno deve cumprir a carga horária mínima estabelecida na matriz curricular vigente. 

Disciplinas optativas (P): são aquelas em que o aluno matricular-se obrigatoriamente, optando entre uma ou outra disciplina pertencente ao elenco de disciplinas optativas da matriz do curso. As disciplinas optativas geralmente correspondem a uma habilitação ou ênfase.

Disciplinas facultativas (F): são aquelas que não pertencem ao currículo do curso e que o aluno pode cursar durante sua permanência na Universidade. A matrícula em tais disciplinas depende da existência de vaga.

 

Trancamento de Matrícula

 

O trancamento é a suspensão, durante o semestre letivo, da matrícula em uma ou mais disciplinas. Quando abranger todas as disciplinas, recebe o nome de trancamento total de matrícula (ou trancamento de período), e neste caso, o período correspondente não será é contado no tempo de permanência do aluno nesta Universidade.

 

O trancamento de matrícula não é permitido nos casos:

- Não será concedido, a aluno que esteja cursando qualquer disciplina do primeiro período do Curso, o trancamento parcial ou total nas referidas disciplinas, exceto por motivo de incorporação ao serviço militar obrigatório ou por motivo de saúde comprovado por atestado expedido por junta médica oficial, reconhecido pela UFOP;

- Não é permitido o trancamento de disciplina quando a matrícula na disciplina for realizada via requerimento;

- Não é permitido o trancamento total ou parcial ao aluno em continuidade de estudo. 

 

Limites para trancamento:

O aluno pode trancar, no máximo, 2 (duas) vezes uma mesma disciplina e 3 (vezes) vezes o período, para ingressantes na UFOP anteriores ao 2º semestre letivo de 2009. Para alunos ingressantes a partir do 2º semestre letivo de 2009, é permitido o trancamento de, no máximo, 2 (dois) períodos.

 

O aluno de graduação, de acordo com os prazos fixados* no Calendário Acadêmico e observando o disposto no Regimento Geral da UFOP, poderá solicitar o trancamento parcial ou total da matrícula. O requerimento de trancamento é feito pelo Portal minhaUFOP, opção: PROTOCOLIZAÇÃO DE REQUERIMENTO.

*Por motivo de força maior, devidamente comprovado e aceito pelo Colegiado de Curso pertinente, poderá ser concedido o trancamento após decorrido o prazo estabelecido. (Regimento da UFOP, CAPÍTULO VI, Art. 43, § 2°)

 

Referências: Resolução CEPE 1.744 (art.19)

 

Transferência

 

Transferência da UFOP para outra Instituição

Saída do aluno da UFOP para continuação de seus estudos em outra instituição de ensino superior. O aluno interessado na transferência deve procurar a Insituição para a qual deseja se matricular para conhecer as normas e prazos; e solicitar à Seção de Ensino correspondente, com a devida antecedência, a emissão dos documentos necessários para o referido processo. Portaria MEC nº 230/2007.

Transferência de outra Instituição para a UFOP

A Transferência é o ato pelo qual a UFOP recebe estudantes oriundos de outras instituições de ensino superior brasileiras nos seus cursos presenciais de graduação.

Regulamentação:

Regimento Geral da UFOP

Resolução CUNI Nº 1.686, de 11 de dezembro de 2014

Resolução CEPE Nº 6.270, de 15/04/2015

Editais e informações sobre o processo seletivo são publicados na página da PROGRAD

 

Transferência Ex-Officio

A transferência ex officio a que se refere o parágrafo único do art. 49 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, será efetivada, entre instituições vinculadas a qualquer sistema de ensino, em qualquer época do ano e independente da existência de vaga, quando se tratar de servidor público federal civil ou militar estudante, ou seu dependente estudante, se requerida em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício, que acarrete mudança de domicílio para o município onde se situe a instituição recebedora, ou para localidade mais próxima desta. (Vide ADIN 3324-7). A transferência ex officio não se aplica quando o interessado na transferência se deslocar para assumir cargo efetivo em razão de concurso público, cargo comissionado ou função de confiança. Referência: Lei Nº 9.536, de 11 de dezembro de 1997.

 

 

Vista e devolução de trabalhos escolares

 

Os trabalhos serão apresentados e devolvidos aos alunos depois de corrigidos.

A apresentação que visa a discussão do conteúdo das questões será feita em dia, local e hora determinados pelo professor, antes da realização do trabalho subsequente.

Referência: Resolução CEPE Nº 2180

 

Ensino a distância

Matrícula, Desligamento/Jubilamento, Exame Especial e Não Apuração de Falta

Renovação de Matrícula

 

Renovação que ocorre a cada semestre letivo em datas previstas no Calendário Acadêmico estabelecido pelo Centro de Ensino a Distância. O cronograma de Renovação é divulgado a cada final de período letivo em www.ufop.br e em www.cead.ufop.br.

 

 

Estrutura Universitária

Colegiado de Curso

 

Órgão responsável pela coordenação didática dos componentes curriculares do projeto pedagógico do curso e pela orientação acadêmica aos alunos.

 

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE)

 

CEPE é a sigla de Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, órgão superior de deliberação em matéria de ensino, pesquisa e extensão.

As Resoluções do CEPE estão disponíveis no site da Secretaria de Órgãos Colegiados (SOC): www.soc.ufop.br

 

Conselho Universitário (CUNI)

 

CUNI é a sigla para Conselho Universitário, órgão máximo deliberativo e normativo da universidade, competindo-lhe definir as diretrizes da política universitária, em conformidade com a missão institucional.

As Resoluções do CUNI estão disponíveis no site da Secretaria de Órgãos Colegiados (SOC): www.soc.ufop.br

 

Departamento

 

Unidade da estrutura universitária para efeito de organização administrativa, didático-científica e de distribuição de pessoal, congregando professores de áreas afins de conhecimento, com objetivos comuns de ensino, pesquisa e extensão.

Os cursos são vinculados às Unidades Acadêmicas e não aos Departamentos. Um curso normalmente é composto por disciplinas de vários Departamentos.

As disciplinas é que são vinculadas aos Departamentos.

Lista de Departamentos da UFOP e horário de aulas.

 

Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP)

 

O Núcleo  de Apoio Pedagógico (NAP) tem como principal objetivo oferecer assessoramento pedagógico a docentes, colegiados de cursos, departamentos, entre outros  interessados.

 

Núcleo de Educação Inclusiva (NEI)

 

O Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) visa oferecer alternativas à permanência dos alunos da Universidade Federal de Ouro Preto com necessidades especiais. O NEI dispõe de salas com recursos nas Unidades Acadêmicas dos campi da UFOP e conta também com profissionais, bolsistas e assessoria externa para o desenvolvimento de suas atividades.

Mais informações... www.nei.ufop.br

 

Pró-Reitorias

 

PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação

PROAD - Pró-Reitoria de Administração

PROPP - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

PRACE - Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis

PROEX - Pró-Reitoria da Extensão

PROPLAD- Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento

 

Seções de Ensino

 

Seção de Ensino é o setor da Universidade responsável pelo atendimento aos alunos dos cursos de graduação, no que diz respeito a:

1. Atendimento e informações;

2. Emissão de documentos para alunos matriculados: certificado de matrícula, histórico escolar, declarações em geral;

3. Apoio à Pró-Reitoria de Graduação em:

a) gerenciamento e confecção de horários das disciplinas, obedecendo a matriz curricular do curso, junto aos departamentos.
b) realização de matrícula institucional (calouro, transferência e portador de diploma de graduação).
c) arquivamento da documentação de aluno matriculado.
d) lançamento de requerimentos de matrícula, aproveitamento de estudos, atividades acadêmico-científico cultural etc.

 

- As Seções de Ensino são divididas por Unidades Acadêmicas, sendo o atendimento preferencial a alunos dos cursos correspondentes àquela unidade.

- Eventualmente, os alunos poderão procurar outra Seção de Ensino para atendimento.

Clique aqui para informações sobre as seções de ensino por unidade, cursos atendidos, e os contatos

 

Unidade Acadêmica

 

As Unidades Universitárias são Órgãos que administram o exercício simultâneo de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, em uma ou mais áreas de conhecimento, respeitadas as normas legais, estatutárias, regimentais e as resoluções dos Órgãos competentes. São as seguintes as Unidades Universitárias:

I - Escola de Farmácia (EF);
II - Escola de Minas (EM);
III - Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS);
IV - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB);
V - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC);
VI - Escola de Nutrição (ENUT);
VII - Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD);
VIII - Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA);
IX - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA).
X - Escola de Medicina (EMED);
XI - Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM).

 

Os cursos são vinculados às Unidades Acadêmicas, e as Unidades Acadêmicas aos campi: